terça-feira, novembro 10, 2009

um olhar...

E que tal mais umas imagens trazidas na mochila do continente maravilha América do Sul? Desta vez vou colocar para aqui algumas fotos de locais históricos pelos quais passámos nesta viagem, tentando explicar de uma forma rápida e concisa a estória por trás das imagens. É que viajar também é isto - partilhar.

1. Cerro Rico - A montanha que está sempre presente em Potosí. A montanha que suportou praticamente o Império Espanhol por séculos, com a prata toda que daí foi extraída (estima-se que tenham sido 45,000 ton entre 1556 e 1783). A montanha que ainda hoje é perfurada e onde trabalham ainda cerca de 700 mineiros, numa rotina que devem ser das piores condições que a raça humana está hoje sujeita. Impressiona pelo simbolismo histórico e pelo peso humano, uma vez que é muito provavelmente o local específico onde morreram mais pessoas em toda a História - estima-se que esse número se situe pelos 8 milhões.


2. Casa da Independência, Sucre - Local onde foi fundada a Républica Boliviana, pelo próprio Simon Bolívar. O nome actual da cidade é uma homenagem ao General Antonio de Sucre, grande instigador da independência do território que hoje é a Bolívia e na altura se denominava Alto Perú.


3. Tiwanaku - Um local arqueológico precioso, localizado próximo do Lago Titicaca, foi durante séculos o centro do Impérico Tiwanaku, quase totalmente desconhecido por estas bandas, mas de uma importância semelhante ao Impérico Inca, uma vez que foi o seu predecessor. Estima-se que durou por mais de 2500 anos (1500 A.C. a 1000 D.C.) e ocupou uma larga extensão do que é hoje a Bolívia, Peru e Chile. A sua queda foi ditada por uma seca muito forte que levou à necessidade de imigração da sua população e o império foi desmembrado. Mais tarde, os Incas vieram buscar muito da cultura Tiwanaka para incorporar na sua, nomeadamente adoração ao deus sol e o quechua como linguagem.


4. Palácio La Moneda, Santiago Chile - Local central na política chilena, sendo ao mesmo tempo Casa do Presidente e local onde funcionam 3 ministérios. Tornou-se mais conhecido quando, em 1973 foi atacado pelas forças militares comandadas pelo General Pinochet (com a CIA na retaguarda), com o objectivo de depôr o presidente Salvador Allende, que ali se suicidou, dando lugar a um regime ditatorial que vigorou no país entre 1973 e 1990. Engraçado ter apanhado o palácio com um carro dos Carabineros à frente, força que também colaborou nessa tomada de poder, há 36 anos atrás.

Sem comentários: